A simbologia das penas
Enquanto caminhava no meio do arvoredo uma pena pequena e "pintada" de cinzenta veio acomodar-se junto dos meus sapatos.Peguei nela e pensei no simbolismo que envolve a pena.
A pena simboliza a sorte, a protecção, a fecundidade, a clarividência, a fantasia, a lua, a justiça, o poder, o pensamento.
Na Idade Média, a pena funcionava como uma espécie de oráculo na medida em que a pessoa que estivesse perdida num labirinto ou numa encruzilhada, ao soprar uma pena no ar, ela indicaria a direcção e o caminho correto. Deste modo, em muitas culturas, a pena simboliza a boa sorte, a protecção, a força do pensamento.
Para os Egípcios, a pena é o símbolo da justiça uma vez que nos pratos da balança era considerado o peso mais leve, mas suficiente para desequilibrar a balança.
Cada pena tem um significado diferente,no entanto a que mais me interessou é a pena de pavão.Não sabia que as penas do pavão contêm olhos, os quais simbolizam a preocupação com o mundo. De acordo com a lenda, o gigante grego Argos tinha cem olhos, que não dormiam em simultâneo. Ao morrer, Hera - a rainha dos deuses - teria colocado esses mesmos olhos nas penas da ave.
Ao mesmo tempo, a cauda do pavão é uma representação da abóbada celeste, cujos “olhos” são estrelas.
Espero que encontrem muitas penas!!