O que é ser justo?
Estava a ler as principais notícias da semana e não pude deixar de pensar sobre o que é a justiça e o sistema judiciário que temos. Não vou dizer que está tudo errado, mas há, de facto muita coisa errada, a começar pela idade dos juízes.
Dizia Platão que: O bom juiz não deve ser jovem, mas ancião, alguém que aprendeu tarde o que é a injustiça, sem tê-la sentido como experiência pessoal e ínsita na sua alma; mas por tê-la estudado, como uma qualidade alheia, nas almas alheias.
De facto, será que alguém consegue ser justo, por conseguinte, "fazer" justiça não tendo maturidade e experiência e baseando-se apenas no saber enciclopédico, livresco e de leis que estão, grande parte das vezes, desajustadas da realidade?
Poderá alguém ser justo com centenas e centenas de processos, que são analisados a correr, ou com demasiada lentidão, porque o sistema falha? Não deverão os que julgam ter "outros saberes" e outras virtudes para além daquelas que se aprendem nos livros?
Independentemente, do sistema judiciário, o que é a justiça e ser justo? Seremos justos em todas os julgamentos que fazemos, diariamente?