Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Fashion in the bag

Fashion in the bag

10
Jun16

O que fariam pelos vossos amigos?

fashion

 

 

 

passaro.jpg

 

“- Ela disse que dançaria comigo se eu lhe trouxesse rosas vermelhas – lastimou-se o jovem estudante -, porém em todo o meu jardim não existe uma única rosa vermelha."

 

Esta pequeno excerto faz parte do conto de Oscar Wilde, O Rouxinol e a Rosa e acompanhou-me durante anos. Era pequena quando vi esta estória num programa que habitualmente era transmitido na RTP2. Na altura não tínhamos a disponibilidade de informação que temos hoje e fiquei anos sem saber a quem pertencia este conto. Tempos mais tarde encontrei-o e foi uma (re)descoberta absolutamente surpreendente.

O conto narra a amizade de um rapaz e de um pássaro. Embora pareça que há ali uma relação reciproca e equilibrada, de um para outro, eu sempre pensei que o pássaro sempre deu mais do que o menino,( talvez seja assim com todas as amizades: um dá mais que o outro).  Mas isso não é o que me faz contar ou lembrar esta estória. Pensei na beleza de uma amizade verdadeira, uma amizade em que o outro morre para que o seu amigo seja feliz. Claro que isto é uma atitude demasiado extremista, mas a verdade é que existem pessoas,raras, que são felizes se os outros forem. Há pássaros que trespassam o seu coração com o espinho de uma flor só para que o seu amigo tenha uma rosa vermelha quando é impossível existirem rosas vermelhas. Se o fim de ter essa rosa é válido, ou não, nunca o saberemos; no entanto, a acção, a intenção e o despojamento valem por tudo. 
Não há muitas pessoas que saibam o que é a amizade e a vivam intensamente. Existe sempre uma pontinha de interesse utilitário, que rodeia a amizade e que por vezes se sobrepõe ao verdadeiro desígnio do ser amigo. Na maioria das vezes somos "amigos" de alguém porque temos interesses momentâneos que envolvem essa pessoa, e  quando acaba o interesse acaba a amizade. Neste caso trata-se apenas de uma ligação fugaz e interesseira e não de uma amizade na sua acepção plena.
 
Ser amigo é mesmo fazer como o pequeno rouxinol que preferiu a morte a assistir à tristeza do seu menino.
 
Há uma fita mágica e invisível que une os verdadeiros amigos, tem um laço cor de rosa e dança ao vento e à chuva. Esta fita é eterna.
 

9 comentários

  • Imagem de perfil

    fashion 10.06.2016

    Porque uma pessoa te desiludiu não quer dizer que todas façam o mesmo!
  • Sim, eu sei, mas é difícil voltar a confiar em alguém, sabes que a maioria das pessoas daqui são interesseiras e oportunistas, só se divertem com o mal das outras pessoas, tu melhor que ninguém sabes que anseio pelo dia em que encontre alguém que se preocupe mesmo comigo, que goste realmente da minha companhia, talvez em breve encontre, quem sabe?
  • Imagem de perfil

    fashion 10.06.2016

    Não te deves preocupar demasiado com isso. Às vezes quando menos esperamos as coisas acontecem.
  • Tens razão, vou continuar a viver a minha vida da melhor maneira possível, e tu, o que farias pelos teus amigo? Só por curiosidade
  • Imagem de perfil

    fashion 10.06.2016

    Faria tudo o que me fosse possível para que estivesse bem. Não gosto de ver pessoas tristes e mal.
  • Um dia destes temos que trocar de números de telemóvel, eh eh eh, mas de certeza que não és da Vodafone
    Tenho de confessar que há dois anos atrás tive um enorme esgotamento, cheguei a contar a essa rapariga, e sabes o que ela fez? Afastou-se de mim, dois anos depois voltou a meter conversa comigo como se nada fosse, mas eu até sei porque é que se afastou, e acredita que foi por causa de uma coisa sem jeito nenhum, eu perdoei-lhe porque gostava dela, mas enfim.
  • Imagem de perfil

    fashion 10.06.2016

    não podes ser tão dependente dos outros. Vive por ti e para ti antes de mais nada e a seguir pensas nos outros. Depois quando conheceres uma pessoa que valha a pena podes viver para ela mas antes não.
  • Peço imensa desculpa por ter demorado a responder, esse é o meu problema, estar dependente de outras pessoas, vou é deixar-me disso e começar a preocupar-me mais comigo, acho que é o melhor a fazer.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Mais Sobre Mim

    A Ler

    Palavra da Semana

    anguícomo

    Segue-me

    Follow

    Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2019
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2018
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2017
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2016
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2015
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D

    blogs portugal

    Este blogue tem direitos de autor Copyrighted.com Registered & Protected

    A ler 2