Adoro quando o vento me bate na janela e me pede para entrar. Gosto tanto de vento no final da tarde. Sinto que o vento é uma espécie de pombo-correio, estou sempre à espera de mensagens, de papelinhos mágicos que ele há-de trazer enrolados nos seus suspiros...
Perante este vento que me visitou, ontem, não pude deixar de sentir os olhos enevoados quando liguei a televisão e vi a Praça do Comércio vestida de humanos; tantos humanos a cantar em uníssono a nossa canção, a canção de Portugal. Por um instante senti orgulho pararapidamente esmorecer.
Claro que é importante o futebol, as causas comuns, o que quer que seja em que estejamos unidos, mas temos tantas coisas em quepodíamos fazer o mesmo. Milhares de coisas onde se nosuníssemos, da mesma maneira, faríamos tanto. Temos dos melhores investigadores do mundo, bons escritores, poetas, médicos, arquitectos somos simpáticos, desenrascados e sequiséssemos seriamos os melhores em tantas outras coisas.
É importante que comecemos a acreditar e a gostar em outras coisas para além do futebol, temos de deixar de seguir apenas o óbvio. Urge acreditar que somos um país com pessoas boas e de causas e que setivéssemos verdadeiro interesse podíamos fazer tantas e tantas coisas e encher tantas e tantas praças...
Gosto quando o vento me dá, escrito nos papelinhos, a esperança de que um dia as coisas hão-de mudar...
Também acredito que sim, o Mundo está virado ao contrário. Há que acreditar que tudo irá mudar para melhor, a pergunta é, será que as pessoas estão dispostas a mudar?
Pois essa é uma boa pergunta e eu ainda acrescento outra: Será que sabem mudar? Como dizia o George Shaw : O progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada.
É uma excelente frase, nem eu teria inteligência suficiente para fazer melhor, no Filme do Exterminador Implacável 2 a cerca altura a personagem do Arnold diz que está na natureza humana de se auto-destruir, concordo, achas normal pessoas partir para a violência só por causa de um jogo de futebol? Não é, é ainda pior quando destroem propriedade de pessoas de bem, que lutam diariamente para ter uma vida digna, que têm família para alimentar, acho que o que faz falta neste Mundo é mais amor, união, paz, mas isso está longe de acontecer.
Pois, também duvido que venha a acontecer, é uma pena, mas não quero quero parecer convencido, mas ainda bem que sou humilde e honesto e sei respeitar as pessoas, principalmente as mais velhas, quando há pessoas que não gosto nem dou confiança, mas tal como tu sabes, era bom se existissem mais pessoas como tu e eu, realmente é uma pena vivermos longe um do outro, podíamos ser amigos, grandes amigos até.