Como estamos numa época em que há constantes apelos à oração (ou ao consumo?), lembrei-me de como gosto de velas e da paz que me transmitem. Assim decidi investigar o seu significado.
A vela do ponto de vista do simbolismo místico reúne em si quatro elementos: a cera, o pavio, o fogo e o ar. A sua função última é a de iluminar. Mas a iluminação da vela pretende muito mais do que aclarar o espaço físico. Há quase uma intenção mística e metafísica na luz que a vela transmite. Quase que um alumiar do que está dentro e não se vê
A chama é só e deseja permanecer solitária. Sugere desta forma a ideia de unicidade, de luz pessoal. Mesmo quando perturbada pelo vento, o seu vigor esmorece mas reergue, buscando sempre uma verticalidade ascensional. É o símbolo da vida ascendente.
Culturalmente, figura nas comemorações de aniversário e nas preces e orações a Deus.
Outra expressão do seu simbolismo é quando utilizada nos enterros, aos pés do defunto, representando a "luz da alma", a "chama espiritual", ou mesmo a perenidade da vida.
Tenho uma amiga que faz muito isso, todos os meses mete fotos de computadores portáteis no facebook, não sei onde arranja o dinheiro se não trabalha, mas o que é certo é que passa a vida a comprar essas coisas para dar aos filhos e se for preciso deixa as crianças passar fome.
É daquele tipo de pessoa em que tem de comprar um porsche só porque o vizinho tem um mercedes, há uns anos encontrei-a na rua e ela disse-me que não conseguia arranjar emprego em lado nenhum por causa da idade, sabes o que me disse também? Que não estava preocupada com isso porque o marido ganhava 1000€ por mês, como se isso servisse para alguma coisa, mas também confesso, o meu primeiro computador foi o meu pai que mo deu porque precisava dele e ainda estudava, comprei este há 7 anos com muita dedicação sacrifício.
Eu por exemplo só vou comprar um computador novo porque preciso dele, não sei é se vou fazer vídeos com dicas, só leio comentários no Youtube a falar mal de quem usa isso.